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Navengando Entre R$ Bilhões

  Essa é uma referência para os investimentos em mídias no Brasil, para o ano presente. São esperados algo próximo de R$ 28 bilhões, com crescimento de 5% sobre 2024, menor do que os 12% daquele ano.


  No primeiro trimestre do ano, foram R$ 4,7 bilhões, com 37% para a TV aberta e 36,5% para os diversos canais de internet. Há um destaque positivo para o crescimento da TV por assinatura (evoluiu de 4,9% em 2024 para 9,4% em 2025), e de perda da TV aberta que reduziu de 42,4% para 37,1% em 2025, confirmando a tendência dos últimos 5 anos.


POR QUE ISSO É IMPORTANTE:


  Além de gerar consistência de marca, as mídias têm a função de criar interesse e desejo pelos nossos produtos (atração), impulsionar vendas e conversão (motor de qualquer operação), fortalecer relacionamentos e fidelização (crescimento) e construir vantagem competitiva (perenização).


  Navegar neste “oceano” de recursos e produzir riquezas para todas as partes interessadas passa por executar os três pilares centrais de uma boa gestão de recursos de mídia, que são um bom planejamento, monitoramento permanente e agilidade para promover ajustes.


  Os grandes anunciantes no Brasil costumam destinar entre 3% a 6% da receita bruta para mídia, variando por setor e épocas (sazonalidade). Este número não é muito diferente para as PMEs, com variações  nos tipos de canais.


PANORAMA GERAL:


  Tanto nas  grandes corporações como Magazine Luiza, Nubank, Dove-Unilever, IFood, Cacau Show (atual), quanto nas  médias e pequenas como MadeiraMadeira (móveis), Evino (venda de vinhos online), Espaçolaser (franquias de depilação a laser), Petz, SmarFit (na fase de crescimento inicial), o expressivo retorno dos investimentos em mídia  tem em comum:


Para as grandes corporações:


  Multicanalidade (mix de mídias tradicionais e digitais), Segmentação inteligente e uso de dados, Mensuração constante e ajuste dinâmico, e Mensagens alinhadas a propósito e valor percebido.


Para as médias e pequenas empresas:


  Público bem segmentado, mix de canais, mensuração e ajustes, proposta clara de valor e orçamento escalonado.


MORAL DA HISTÓRIA: 


  Mercados competitivos exigem estratégias inteligentes, ágeis e direcionadas. Investir na “mídia” mais adequada para manter-se relevante,  é uma maneira inteligente e  que proporciona alto retorno.


  Atrair e vender são alicerces para a construção de negócios duradouros e geradores de riquezas, na mesma proporção da qualidade e consistência dos investimentos nestas atividades. Quanto mais estruturadas e bem executadas, melhores serão os resultados alcançados. Desenvolver uma “arquitetura de receitas” baseada na alocação inteligente dos recursos disponíveis permitirá a você transformar comportamentos em estratégias altamente vencedoras.


  Com as palavras atribuídas a Philip Kotler, segundo as quais “a melhor publicidade é aquela feita pelos clientes satisfeitos”, desejo que você seja altamente criterioso nos investimentos em mídia, alocando-os na perspectiva de alto retorno, seja financeiro, engajamento, imagem e reputação, fidelidade e consciência de marca. Avance no entendimento e aperfeiçoamento deste tema.


Raimundo Sousa.


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