03 de maio de 2024
Seja por imprudência, às vezes até negligência, própria ou de terceiros, a categoria dos motociclistas são as maiores vítimas fatais dos acidentes de trânsito no Brasil. Cerca de 35% das mortes por sinistro de transito por aqui são motociclistas. Isso representa em torno de 42 pessoas por dia, ou quase duas pessoas por hora. Em pouco mais de um ano (mar 2020 a jul 2021) mais de 160 mil motociclistas foram internados no SUS decorrentes de sinistros de trânsito. (54% do total de internados).
Com uma frota estimada em 32 milhões de veículos (set 2023), equivalente a 28% da frota de veículos automotores, esse mercado vem crescendo de forma significativa no Brasil, sem que haja, a meu ver, a mesma intensidade de investimentos em segurança, cuidados e prevenção.
O uso de álcool ou substâncias psicoativas é determinante para aumentar os riscos no trânsito envolvendo motociclistas. Dados recentes indicam que 27.5% dos casos avaliados, enquadravam-se nesta categoria.
Este é um pequeno retrato do impacto dos acidentes de trânsito no País, uma das razões da instituição do chamado Maio Amarelo, um mês dedicado a ampliar a conscientização sobre os riscos e efeitos desse tipo de acidentes. Você verá, lerá e ouvirá muito sobre isso neste mês, na expectativa de ampliar a conscientização de que a paz e as melhorias começam em cada um de nós.
Impressionante conhecer que mais da metade dos acidentes com pedestres ocorre pelo uso do celular enquanto atravessam a rua ou dirigem ou por atravessarem fora da faixa de pedestres, e que acidentes de trânsito é a principal causa de mortes de crianças e jovens no mundo. Pura falta de atenção e cuidado.
De alguma maneira, nós conhecemos os cuidados e recomendações, as praticamos com maior ou menor intensidade, mas desejo estimulá-los a fazer algo a mais neste mês.
Com estas e outras ações cuja implementação depende essencialmente das nossas atitudes, poderemos nos tornar protagonistas de uma jornada preservadora de vidas.
Raimundo Sousa
Obs: Propositalmente, deixamos para publicar essa - semente de conhecimento – as 12h00 desta sexta feira, na expectativa de uma atenção maior.
Parte das fontes do material acima foi extraída do encarte -Maio Amarelo- publicado no Estadão desta quinta feira 02.05.