Friday Experience

07 de julho de 2023

Estamos Crescendo Menos. Qual Impacto em Nossas Vidas?

 

2023-07-07-06-41-21.jpg
   Superada a fase das surpresas com o baixo crescimento da população brasileira (0,52% em média por ano – o menor crescimento da história), o desafio agora é pensar no futuro e prognosticar como chegaremos a 2030.
   Expectativa de vida crescendo (atual 77 anos) e fecundidade e natalidade decrescendo, nos levará em 2030 a vivenciar o processo de declínio da população e aumento relevante nos custos financeiros e sociais decorrentes da velhice.
   Na perspectiva econômica afirma-se   que nos tornaremos um país de velhos e pobres, associando-se “viver mais” com baixo crescimento econômico, mesmo dependente nos últimos anos da indústria “agro”.
   Na indústria da saúde, torna-se inevitável acelerar a busca de alternativas, uma das quais passa necessariamente pela atenção primária, desenvolvida por meio de práticas de “cuidado integrado” e “gestão qualificada”.
   Associado ao nosso dever de “cobrar” dos agentes da saúde nos  diversos níveis  de autoridade, gerenciar estas cobranças e seus resultados, também podemos contribuir implementando e
gerenciando o nosso “autocuidado”, seja físico, social, mental e emocional.
   Nosso estilo de vida, um dos três pilares básicos da educação para o “autocuidado”, contempla alimentação adequada, dormir bem, praticar atividades físicas, sorrir, cultivar hobbies, conviver com bons amigos, celebrar datas e conquistas, ser otimista, e vai por aí. Tão importante quanto iniciar estas práticas é a constância e disciplina. Quando percebemos os resultados nos estimulamos a fazer mais.
   A nosso ver esta é uma contribuição cujas ações estão em nossas mãos. Dependendo portanto exclusivamente das nossas atitudes.
   A reflexão desta semana, é te estimular a rever/atualizar as  tuas práticas de estilos de vida.
   Vamos nessa?
   Forte abraço.
   Raimundo Sousa
   @raimundosousa54