16 de fevereiro de 2024
A efetividade e os resultados de qualquer metodologia deve ser provada com a sua implementação. Esse é o tema que escolhemos para abordar nessa mensagem semanal , que doravante chamaremos de - Semente do Conhecimento - sobre a obra indicada, escrita por Aaron Ross e Marylou Tyler.
Esta parte 2 do livro, consome mais de um terço da obra, estruturada em 6 (seis) capítulos de leitura simples e agradável – com bastante gráficos e direcionadores – e recheados de exemplos e aplicações práticas.
Detalhado o processo de implementação do que eles chamam de -Cold Calling 2. -, o primeiro e mais importante passo é implementar uma nova função na área de vendas, chamada de Representante de Desenvolvimento de Vendas -SDR, que deve ter pelo menos uma pessoa dedicada à prospecção. No capitulo 5, os autores apresentam o que chamam de 5 passos essenciais do processo, -funções dos SDRs- que listamos abaixo:
1. Estabelecer o perfil ideal de cliente que desejamos abordar, de forma bem clara;
2. Construir uma lista de contas e contatos;
3. Fazer campanhas de e.mails “outbound”- em massa;
4. Vender o sonho;
5. Passar o “bastão” para os executivos de contas.
Na página 133 da obra, tem um figura bastante ilustrativa, indicando o momento certo em que o SDR passa o bastão para o Executivo de Contas, relacionando as principais atividades de cada um e o valor das atividades executadas. Vale a pena uma consulta e análise crítica sobre o trabalho.
Temas como conceitos de prospects, leads, oportunidades de negócio, clientes e campeões, bem como as melhores práticas de prospecção e vendas, são tratados nos capítulos seguintes (6 e 7), com destaques para a Maximização dos Resultados com Feiras e Eventos, e os Nove Comportamentos que podem alongar o ciclo de vendas, listados abaixo:
1. Prospectar clientes sem perfil e com mensagens inadequadas;
2. Não ter um processo de vendas estabelecido;
3. Ter um ótimo processo de vendas, mas não usá-lo;
4. Vender seu produto em vez de resolver o problema do cliente;
5. Tentar vender nos níveis mais baixos;
6. Falta de compreensão do processo de compras do cliente;
7. Não se preocupar com o negócio do cliente;
8. Falar em vez de mostrar;
9. Não abrir mão dos clientes fora do perfil ideal.
Uma reflexão sobre os temas tratados nessa etapa da obra , bastante resumida acima, passa por:
• Conhecer o verdadeiro potencial da nossa força de vendas;
• Avaliar criticamente a metodologia utilizada e os resultados produzidos;
• Conhecer as causas fundamentais dos eventuais insucessos apresentados;
• Construir, implementar e monitorar estratégias que possam corrigir eventuais insucessos e ou desvios;
• Manter-se em “prontidão” e agir rapidamente assegurando as metas pactuadas.
Gaste um tempo para pensar e refletir sobre as considerações acima. No mínimo, você revisitará mentalmente o teu processo de geração de receitas, e poderá surpreender-se com as oportunidades surgidas.
Nas palavras dos autores, segundo as quais “vender usando a metodologia da Receita Previsível é vender para o sucesso. É sobre como contratar e treinar vendedores que estejam comprometidos com a visão e os valores da empresa”, desejamos que você tenha um excelente final de semana e um fevereiro com “metas superadas”.
Forte abraço
Raimundo Sousa.