21 de junho de 2024
Prevalente nos bancos escolares, a chamada Turma do Fundão, costuma ser rotulada como pessoas de baixo compromisso, instáveis, agitados, insensíveis e cientificamente apresentam desempenho acadêmico inferior quando comparados com os demais colegas.
Este foi o meu sentimento ao conhecer a matéria publicada no Valor dessa semana, que acompanha a tabela acima, mostrando a classificação do Brasil no Ranking Mundial de Competitividade elaborado pelo IMD. Uma atenção acompanhada de tristeza, quase melancolia, ao observar que no fator -Eficiência Empresarial – perdemos até para Gana, Nigeria, Peru e África do Sul.
Na mesma semana saiu os resultados do PISA (avaliação de estudantes de nível médio), que visa avaliar se as novas gerações tem competência para “gerar, analisar e aprimorar novas ideias que possam resultar em soluções originais e eficazes” aos desafios de um mundo em transformação. Entre 57 países, ficamos em 44º, atrás de Peru, Uruguai, Mexico, Chile.
Sendo recorrentes, os resultados do PISA, confirmam a nossa Baixa Eficiência Empresarial, na medida em que nos quesitos Educação em Gestão, Habilidades Linguísticas, Habilidades Financeiras, e Educação (básica, secundaria e universitária) ficamos em último e penúltimo lugares, dos 67 países do Ranking).
Há maneiras diferenciadas de olhar para estes resultados. Eu me posiciono no grupo que acredita e trabalha para materializar a frase atribuída a Einstein, segundo a qual “no meio das dificuldades encontram-se oportunidades”. Vejo movimentos crescentes na Educação, que podemos acelerar, caracterizado por:
É verdade que também existem movimentos contrários e neutros às medidas acima compartilhadas, e os “piores” são os -neutros-, pois nem contribuem, nem contrapõem-se (nem-nem), e aí as mudanças ficam mais difíceis. Contrapor-se, de maneira sociável, com fatos e dados e projeções de impactos para o futuro, é saudável e contribui para o crescimento da sociedade.
Cumprindo o nosso propósito de “contribuir positivamente para transformar a vida das pessoas”, desejamos te estimular a refletir sobre as ponderações apresentadas e agir de acordo com a tua crença, conhecimento e condições. Não seja neutro ou insensível. Mesmo que você tenha feito parte da -Turma do Fundão-, ou ainda faça, Seja Util. Não ignore o seu entorno e os caminhos para onde estamos indo ou nos levando.
Tenhas um final de semana ativo e produtivo em todos os aspectos da tua vida.
Raimundo Sousa.
Legendas:
IMD - International Institute for Management Development.
PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.