Há uma corrente expressiva afirmando que o futuro do varejo inclui a construção de ecossistemas, valorização da experiencia, reconfiguração de lojas e modelos de distribuição e uso inteligente da tecnologia.
Trazendo o termo PERSONALIZAÇÃO para o mercado da saúde, nos remete ao livro “A Medicina do Amanhã” escrito pelo Dr Pedro Schestatsky, neurologista do Hospital de Clinicas de Porto Alegre- RS.
Nele o autor defende que a tecnologia veio para “empoderar os pacientes” para que se cuidem melhor de si mesmos, e que a medicina deve criar saúde do que apenas tratar doenças. Isso passa por Predição, Prevenção, Proatividade, Personalização e Parceria.
Especificamente para a Personalização, defende que se deva considerar as particularidades de cada pessoa ou grupo a partir de práticas modernas e sustentáveis, valorizando as experiencias e reconfigurando os modelos de atendimentos. Aqui portanto, não há espaço para generalizações.
Uma reflexão sobre o tema é:
• Na cadeira de pacientes, quão “empoderados” temos nos comportado, conhecendo as nossas fragilidades e fortalezas e assumindo compromissos para mitigar as primeiras e potencializar a segunda;
• Na cadeira de profissionais da saúde, quanto “preparados” estamos para tratar de “pacientes empoderados”, ou estimular o empoderamento daqueles com os quais interagimos.
A nosso ver, assim como no varejo, o futuro da saúde inclui a construção de alianças, ecossistemas, respeito às diversidades, valorização das experiencias, reconfiguração de modelos e uso responsável e inteligente dos recursos tecnológicos.
E você? Tem opinião formada acerca deste assunto? Gaste um tempo para refletir sobre.
Bom final de semana!
Abraços!
Raimundo Sousa
@raimundosousa54