23 de fevereiro de 2024
Concluímos com essa edição a série de “insights” que extraímos da obra mencionada, que teve o proposito de “despertar” o interesse por um tema -vital- para a existência de qualquer operação , sejam receitas frequentes, recorrentes, quantitativas e qualitativas.
Na essência, os autores buscaram mostrar o “passo a passo” do processo construtivo das receitas, incluindo relatos de “cases” em mercados e segmentos diversos, os resultados produzidos em cada experiência, e o fortalecimento da tese de que trabalhar com metodologias comprovadas, potencializa a geração de riquezas para toda a sociedade.
Liderança e Gestão é uma abordagem presente em toda a obra, com expressivos destaques do capítulo 8 em diante. Temas como “encurtar os ciclos de vendas e aumentar a produtividade do time” passam por escolhas apropriadas das pessoas, forte capacitação e especialização, remuneração variável e compensatória e monitoramento continuo. Na página 224, são apresentados os nove fundamentos para se construir uma máquina de vendas, com destaques para , ser paciente, promover experimentos, concentrar-se nos resultados, não nas atividades, monitorar poucas métricas -as mais importantes-, e ficar atento à passagem do bastão entre o time de “prospecções” e os executivos de vendas.
Especificamente no capítulo 13 os autores reforçam a importância da Liderança e Gestão para o sucesso dos negócios. Ao afirmar que os executivos, incluindo o CEO, devam liderar pelo exemplo, são apresentados o que eles chamam de “as seis responsabilidades de um gestor” eficaz, que listamos abaixo:
1. Escolher as pessoas cuidadosamente;
2. Estabelecer as expectativas e a visão (metas e sonhos);
3. Remover os obstáculos;
4. Inspirar o time (liderança transformacional);
5. Trabalhar para o time (liderança transformacional);
6. Melhorar da próxima vez (melhoria contínua).
Nas páginas seguintes acompanham relatos e experiencias resultantes da aplicação de cada uma destas responsabilidades.
Uma leitura atenta do capitulo nos leva aos trabalhos de Ram Charan, incluindo a obra “Pipeline de Liderança” segundo o qual - a pessoa para ser líder deve “persistir, dedicar-se e , acima de tudo, ter disciplina”-
É somente através da perseverança e da vontade de crescer e vencer que vem o sucesso da liderança.
Também trazemos à mesa o tema liderança, sobretudo aquela chamada “transformacional” quando avaliamos os principais “rankings” de empresas vencedoras, pelos extraordinários resultados que estas apresentam de maneira crescente, sustentável e colaborativa.
Sustentado nos conceitos modernos de aprendizagem, segundo os quais “aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente” quero te estimular a resgatar a capacidade dos teus “lobos cerebrais” e revisitar os estilos de liderança e as metodologias empregadas no modelo de gestão do teu negócio. Lidere pelo Exemplo - (Transformacional). Estimule e Desenvolva Gente! Retenha os seus Talentos! Assuma Riscos e Considere os Erros como Oportunidades para Crescimento! Use a Tecnologia de Maneira Adequada e Inteligente! Seja Determinado! Aprenda Todos os Dias e Transforme Informações em Conhecimento e este em Habilidades! Aprimore o Hábito de Leituras Saudáveis/Construtivas e Converta este Hábito em Geração de Riqueza para todas as Pessoas ao seu entorno.
Forte abraço!
Raimundo Sousa