Friday Experience - Ano II

Imagem do WhatsApp de 2024-04-26 à(s) 06.17.21_f9359b9d(1).jpg

26 de abril de  2024

Desperte o Líder que está ao seu lado!

   Oito em cada dez empresários e executivos afirmam ser o Desenvolvimento de Novos Líderes uma das suas principais dores. Há casos em que projetos de crescimento tem sido postergados por conta da falta de gente para conduzi-los. Escassez de ofertas em geral, produz aumento de custos e por vezes distorções no mercado.

 

   Uma das práticas adotadas na Formação de Líderes, é nos espelharmos em referencias nacionais e internacionais, identificando as estratégias por eles adotadas e buscando aplicá-las ao nosso mundo. Em nossos -mindsets- estão registrados legados extraordinários deixados por líderes como Moisés, na Era Comum, Ghandi, Churchill, Luther King, Jobs, Gates, Merkel, entre tantos outros já na Era Contemporânea, resultados do alto grau de Perseverança, e mesmo nos momentos de hesitação e dúvidas, Determinação e Coragem, para avançar nos projetos para os quais foram chamados. Não é incomum, buscarmos gente com características superlativas, quando na verdade gente comum poderá perfeitamente atender às nossas demandas.

 

   O que tem me ocorrido é que muitas vezes essa obsessão pela busca de pessoas extraordinárias (que admito deva continuar, mas de maneira inteligente) aumenta os custos, o tempo de busca e encobre a nossa visão de enxergarmos pessoas ao nosso lado, que uma vez apoiados e estimulados são transformados em geradores de riquezas para as organizações, a sociedade, a si próprio e suas famílias.

 

   Felizmente, nas minhas atividades como Mentor e Consultor, e mesmo como cidadão do mundo, encontro cada dia mais Organizações, cujos principais líderes adotam o compromisso e comportamento de desenvolver novos líderes, mesmo reconhecendo que, assim como numa curva normal, existirão àqueles que estão ao centro e aqueles que se distanciam do centro. Um olhar atencioso para aqueles que não estão ao centro da curva normal, trará surpresas altamente positivas.

 

   Por outro lado, ainda encontramos com alta frequência, líderes, com comportamentos, seja por desconhecimento, falta de interesse ou interesse próprio, que desperdiçam competências -latentes- ao seu redor, capazes de contribuir para profundas transformações e resultados surpreendentes. Recomendo revisar periodicamente práticas e estilos de liderança adotados para eventual ajuste de rota.

 

   Abaixo compartilho algumas dicas e práticas que tenho vivenciado, interagindo com pessoas que trabalham para transformar o Mundo em benefício de todos:

 

  • Tem metas de curto e longo prazo, tanto para os negócios quanto para si próprio, cujos resultados impactarão positivamente a sociedade;
  • Estão atentos às pessoas ao seu redor e tem disposição para entendê-las e apoiá-las se mostrarem disposição para crescer. Tem compromisso de desenvolver novos líderes;
  • Entendem que a vida é feita de erros e acertos, sendo receptivas aos eventuais erros, desde que eles não sejam deliberados;
  • Quanto mais se aprende, mais oportunidades de crescer e ganhar dinheiro aparecem.
  • A vida é curta, e portanto, buscam ser úteis em tudo o que fazem.

 

   Gaste um tempo para reagir ao texto apresentado e certamente encontrarás oportunidades para criar novos líderes ao seu redor.

 

   Raimundo Sousa