Já nos acostumamos à campanha do Maio Amarelo, que busca a prevenção e redução de mortes no trânsito, cujas informações indicam 45 mil vidas perdidas em 2022. Há bastante visibilidade acerca desta campanha e a tendência é de equilíbrio no volume de mortes, incluindo reduções em algumas regiões do país.
Com menor visibilidade, até porque foi criada há menos de 10 anos (lançada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia ), a campanha Maio Roxo tem o propósito de conscientizar as pessoas sobre as doenças inflamatórias intestinais. Busca garantir que pacientes com essas doenças tenham qualidade de vida, além de alertar a população para a importância da prevenção destas patologias, e do diagnóstico precoce.
Há uma corrente que defende ser o intestino o nosso segundo cérebro e tem funções importantíssimas para a nossa nutrição e para as defesas do organismo. Ter um intestino saudável também garante nosso bem estar, mantem a pele bonita e saúde mental elevada. A maior parte do metabolismo ocorre no intestino delgado, onde as enzimas quebram os alimentos em crianças menores que podem ser mantidas pelo corpo. As células do intestino delgado absorvem os nutrientes e os transportam para a corrente sanguínea para serem distribuídas para as células do corpo.
Cuidar adequadamente do nosso intestino, além de reduzir os gastos com os tratamentos das patologias incorridas e as perdas de eficiência e produtividade das pessoas em seus diversos ambientes, também contribui para a redução das mortalidades. Dados do Ministério da Saúde indicam mais de 13.000 mortes no Brasil, em 2020, decorrente especialmente de:
- Câncer Colorretal;
- Doença inflamatória intestinal (DII): inclui a doença de Crohn e retocolite ulcerativa;
- Infecções Intestinais: causadas por bactérias, vírus ou parasitas.
Estudos recentes apresentados pelo Instituto Lado a Lado, apresentam uma sombria projeção de que 46.000 (quarenta e seis mil) brasileiros terão câncer colorretal entre 2023 e 2025.
Mesmo diante deste cenário, há uma perspectiva positiva para o futuro, na medida em que todas as ações preventivas, estão em nossas mãos. Em outras palavras, dependem exclusivamente de cada um de nós. Vamos a elas?
- Consumir uma dieta equilibrada e saudável;
- Beber água suficiente;
- Manter um peso saudável;
- Praticar atividade física;
- Evitar o consumo de álcool e tabaco;
- Realizar exames de rotina, como colonoscopias e exames de sangue oculto nas fezes, podem ajudar a detectar doenças intestinais precocemente, antes que se tornem mais graves;
- Manter uma boa higiene pessoal.
Ora, se já sabemos sobre o que fazer, porque não fazemos ou fazemos de maneira incipiente ou não adequada os cuidados com a nossa saúde?
Com a palavra os especialistas:
- Baixa disciplina e amor próprio;
- Desconhecimento, incluindo acesso;
- Desinteresse;
- Comportamentos viciantes;
- Ambiente e pressões sociais.
Quaisquer que sejam as causas, sempre será tempo para começar... ou recomeçar... regenerar. Não importa!
Comecemos maio com a nossa mente aberta e disposta a fazer algo novo, diferente e contributivo para a nossa saúde e das pessoas ao nosso redor.
Nas palavras do filósofo Sêneca, um dos líderes do movimento Estoicista “para progredir como ser humano, primeiro devemos perceber que somos imperfeitos ou que temos motivos para aprimorar”. Em segundo lugar “devemos ter o desejo de nos aprimorarmos”.
Tenha um ótimo final de semana, e o desejo e disposição para o novo-diferente. Ufa "mais um feriadão”.
Forte abraço
Raimundo Sousa
@raimundosousa54