29 de março de 2024
Vivenciando os efeitos do Outono brasileiro, em mais algumas horas concluiremos o primeiro trimestre (Ciclo) deste ano bissexto que prometia e permanece sendo promissor e desafiador. A despeito dos esforços das diversas lideranças do bem:
• As principais guerras não terminaram;
• A fome continua sendo um flagelo da humanidade;
• A dengue no brasil tem os piores indicadores dos últimos 100 anos;
• As disputas por recursos orçamentários nos Poderes da República continuam ferrenhas;
• A adesão aos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis pactuados com a ONU, permanece baixa.
Mas alguém pode perguntar se não existem acontecimentos/resultados positivos neste período, e a minha resposta é sim, e muitos, sobretudo no âmbito da micro economia. Basta olhar ao seu redor, ler, ver e ouvir o que a imprensa séria tem noticiado e em nossos próprios negócio. E aqui no Brasil isso é resultado do trabalho de gente determinada, quase obsessiva, que busca fazer continuamente o melhor, tem metas e as persegue todos os dias, representado por grande parte da população.
É sobre essa capacidade extraordinária de parte do povo brasileiro de construir riquezas que eu desejo abordar. Sem perder de vista, muito menos negligenciar as grandes questões nacionais e internacionais, este é o tempo de refletirmos sobre as metas, projetos e desafios que estabelecemos para o ano, sejam profissionais, sejam pessoais.
Gaste um tempo para avaliar como tem sido até aqui. Avalie as tuas fortalezas e fragilidades neste trimestre que está terminando. O que deixastes de fazer por circunstâncias alheias e ou por falta de foco ou de priorização da sua parte. Potencialize as tuas fortalezas e busque estender as estratégias que produziram resultados para as metas e projetos que eventualmente estejam incipientes.
Para a Comunidade Cristã, incorpore as tuas fragilidades nas orações e reflexões que fizeres nesta Semana Santa, e nas celebrações da Páscoa no próximo domingo, lembre se de que RESSURREIÇÃO é tempo de Renascer a Esperança na vida e na capacidade extraordinária que nos foi concedida para construir um novo tempo.
Que você possa iniciar este novo trimestre (ciclo) renovado e preparado para superar os obstáculos e desafios, parte conhecidos (metas e projetos ajustados) e parte desconhecidos que a vida vai lhe apresentar.
Forte abraço! Feliz Pascoa.
Raimundo Sousa.