Mensagens para Reflexão

 

O Verdadeiro Sentido da Prosperidade e os Negócios

 

Por Raimundo Sousa, em 01 de setembro de 2021

 

setembro.jpg

   De acordo com o dicionário Aurélio, o termo "prosperidade" tem o sentido do “estado do que é ou se torna próspero”. Por sua vez, “próspero” tem o sentido de “aquele que prospera, se desenvolve, progride”.


   Numa perspectiva macroeconômica, nós brasileiros não temos sido prósperos nos últimos sete anos, na medida em que o valor per capita da geração de riquezas medida pelo PIB (Produto Interno Bruto) apresentou uma redução de aproximadamente 11% entre 2013 e 2020. Dados amplamente divulgados dão conta que povo brasileiro “empobreceu, em média, 11%” nos últimos anos.


   O mesmo não acontece na perspectiva microeconômica, sobretudo para um grupo de empresas e negócios vencedores, que buscam permanentemente melhoria de eficiência e aumento da competitividade. Nos próximos meses conheceremos através da imprensa especializada parte das organizações com os resultados do último ano.


   Há várias estratégias empregadas na raiz do sucesso das organizações, das quais destacamos duas, que em nossa visão tem um “peso” relevante para a construção de riquezas e sucesso empresarial. São elas “trabalhar com gente próspera” e “adotar modernos modelos de gestão”.


   Para nós, Gente Próspera são pessoas Saudáveis, Capacitadas e Plenas no que fazem.

 

  • Apoiar e estimular a saúde física, mental, social e financeira dos colaboradores está provado que produz retornos extraordinários no curto prazo, estendendo-se ao longo da relação.
  • Programas que estimulem o aprendizado ao longo da vida (lifelong learning), com atividades integradas com os objetivos esperados em cada tempo, associado a efetiva aplicação prática na operação dos processos, mantém contínua capacitação das pessoas, aplicáveis aos negócios e a vida de cada um.
  • Finalmente, a prática permanente e por todos na organização dos “valores”, clareza de propósitos e metas a serem alcançadas, complementam a “plenitude das ações” dos colaboradores.


   Quanto aos Modelos de Gestão, quaisquer que sejam eles, a modernidade está relacionada com práticas que considerem:

 

  • Ter o cliente verdadeiramente no centro da operação. A prática de – customer centric – deve ser cultura de todos na organização.
  • Gerar caixa crescente e permanente. (Cash Is Air) também deve ser uma prática contínua no negócio. Todos devem entender que assim como o organismo não suporta viver sem ar, as organizações também não sobreviverão por muito tempo sem a geração positiva de caixa.
  • Crescimento continuado do negócio. Prerrogativa de sobrevivência num ambiente altamente competitivo. A materialização contínua da visão.
  • Retornos consistentes do capital investido. Base de atratividade para interesses de investidores com a valorização do negócio.


   Como anda a prática do seu negócio nas perspectivas indicadas acima? Quais são os melhores resultados que você e seu time podem alcançar? Quanto do seu tempo você tem dedicado para “olhar o estratégico”? Você já conhece, mas não é demais reforçar: “Pensamento Analítico e Inovação” é uma das habilidades mais exigidas pelas lideranças.


   Obrigado pelo seu tempo de leitura. Espero ter trazido alguma contribuição para aperfeiçoar sua performance como líder e gestor.


Abraços,
Raimundo Sousa
Mentor, Viabilizador e Condutor de Negócios Vencedores.
linkedin.com/in/raisousa/