Um dos conceitos de gerenciamento que me parece atualizado e efetivo, o define como “A arte de pensar, decidir, agir, e fazer acontecer, em busca de resultados”. O primeiro pressuposto, portanto, é “o verbo” pensar, um processo cognitivo consciente que pode acontecer independentemente da estimulação sensorial.
Numa perspectiva filosófica, pensar é criar, ou seja, planejar o que deve ser feito, assegurando que os resultados produzidos estejam alinhados com as expectativas criadas pré-execução. Uma indagação frequente busca responder porque os resultados produzidos diferem tanto entre as pessoas? Há várias causas apontadas como resposta, e uma delas, preponderante, está ligada ao gráu de gerenciamento empregado. Quanto mais simples e preciso, melhores serão os resultados apresentados. Permita-me explicar melhor esse fenômeno:
O gerenciamento de precisão decorre da aplicação de técnicas e tecnologias desenvolvidas, com o propósito de melhorar a eficiência e precisão das operações nos mais distintos setores e segmentos da economia. Uma das técnicas em crescente evolução é a mentalização que consiste em “simular mentalmente, consciente, de forma planejada e repetida de experiencias, incluindo ações motoras, estratégias e outras experiencias sensoriais utilizando todos os sentidos”.
No atual panorama dos negócios e das nossas vidas, com demandas que exigem agilidade, efetividade e produção de valor, desejamos te apresentar três tipos de mindset que poderão te levar ao crescimento pessoal, profissional, social e comunitário.
Mentalidade de Finanças, é o estado em que “reconhecemos a nossa capacidade de gerar/produzir valor na vida e na sociedade em que estamos inseridos” e para tanto necessitamos conhecer minimamente os conceitos e modelos de receitas, custos, despesas e investimentos. Consolidar estas informações numa peça orçamentária e ajustar as entradas e saídas de recursos num fluxo de caixa operacional, traz contribuições expressivas para um negócio e vida saudável.
Mentalidade de Gente, é o estado em que “reconhecemos a extraordinária contribuição das pessoas” em todo os elos da sociedade e das cadeias produtivas. Conhecer as nossas identidades, valores e culturas dos negócios. Desenvolver competências -soft e hard- skills - com vistas a melhor e maior desempenho, alinhados aos modernos estilos de liderança, potencializa sobremaneira a capacidade de entrega e obtenção de resultados superiores das pessoas.
Mentalidade de Gestor, é o estado em que “evidenciamos a verdadeira importância de se ter metas, seja na vida profissional, seja pessoal” e a partir delas construir estratégias para que sejam alcançadas. A história dos povos ao longo do tempo ratifica a tese de que “quando não sabemos onde desejamos chegar, qualquer lugar é suficiente para nos atender”. Isso gera um conformismo inibidor de crescimento e felicidade das pessoas, impactando de maneira intensa no desempenho das organizações. Aprimorar essa mentalidade potencializa os nossos padrões de eficiência e eficácia.
A reflexão da semana te estimula e pensar sobre o nível de precisão do seu gerenciamento e o grau de maturidade do teu mindset especialmente nos três tipos apresentados. Lembrando o grande mestre Peter Drucker “mais arriscado que mudar é continuar fazendo a mesma coisa”.
Portanto, evolua... Mude... Desenvolva a capacidade extraordinária da sua mente.
Forte abraço
Raimundo Sousa
@raimundosousa54