12 de abril de 2024
Estudos de rastreamento ocular desenvolvido por professor da Universidade de Maryland afirma que quase sempre a maioria das pessoas simplesmente passa os olhos na maior parte do conteúdo a que são submetidos. Em média se detém por apenas 26 segundos em uma matéria ou texto.
Essa afirmação está no início do capítulo 5 -Agregue Valor – do livro que recomendamos para este Abril diferenciado, com prevalência de conscientização sobre os cuidados com a saúde da população, em nossa busca continua de eficácia e eficiência.
De leitura agradável e acessível, ele traz experiencias, dicas e truques que podemos começar imediatamente. Determinar para quem queremos nos comunicar, que tipo de coisa desejamos que ela memorize, a forma (simples, clara, direta, fluente) de um ser humano para seres humanos, são algumas das dicas inseridas no capítulo 4 (determinar o público em primeiro lugar).
Nestes tempos em que somos absurdamente inundados de informações, gerando perda de tempo e baixa produtividade, simplicidade, objetividade, e clareza, devem ser parte dos nossos referenciais, seja como emissor ou receptor.
Na perspectiva do emissor, os autores recomendam introduzir em nossas rotinas de comunicação, quatro pilares simples e fáceis de serem incorporados:
Como mentor, consultor de negócios e acima de tudo ser humano, vivo intensamente essa realidade em cada interação. Você já parou para pensar sobre isso? Tem medido o resultado das tuas comunicações? Elas têm produzido ou destruído valor?
Um dos conceitos de Valor que me atrai, afirma que ele é “uma qualidade que confere às coisas, aos feitos ou às pessoas uma estimativa, seja ela positiva ou negativa”. E o seu conceito? Esta formado? Tem praticado?
Recomendo usar uma parte do teu tempo para conhecer, refletir e praticar as experiencias, dicas e truques apresentados na obra indicada.
Forte abraço
Raimundo Sousa.