14 de junho de 2024
Essa é uma das recomendações apresentadas por Adam Grant, ao final do livro “Potencial Oculto”, objeto de nossa recomendação deste mês.
Na avalanche de literaturas sobre negócios a que estamos submetidos, é possível encontrar obras de qualidade que contribuam para ampliar a nossa reflexão e aplicar concretamente em nossa jornada diária, as dicas e recomendações apresentadas.
Recheada de estudos com evidências cientificas, e experiências em mercados e culturas diversas, a obra nos leva a uma viagem extraordinária sobre a capacidade de pessoas simples como nós, que em algum momento da vida decidiram transformar seus caminhos.
De uma simplicidade extrema, o servir de -andaimes- de que trata o capítulo 5 apresenta resultados incríveis alcançados por pessoas, quando as apoiamos por um determinado período, compreendendo o valor que ela possa produzir. A incrível estória do Dickey como jogador de beisebol, não seria vencedora sem os -andaimes- criados por seus técnicos.
Ao todo, são 9 capítulos estruturados em três partes, de uma leitura agradável e altamente estimulante, do prólogo às recomendações sugeridas ao final do texto. Na visão do autor, as pessoas que mais evoluem, não são as mais inteligentes, mas aquelas que se esforçam para tornar mais inteligentes a si mesmo e aos outros. Quando a oportunidade não bater à sua porta, encontre maneira de construir uma, ou entre pela janela. Não fique parado!
Essa obra reforça a tese que temos defendido em nossas abordagens, de nos mantermos atentos e sensíveis às pessoas que nos cercam. Felizmente temos percebido crescimento robusto na quantidade de executivos e empresários comportando-se dessa maneira. Necessitamos adotar o compromisso e comportamento de apoiar no desenvolvimento das pessoas, mesmo reconhecendo que, assim como numa curva normal, existirão àqueles que estão ao centro e aqueles que se distanciam do centro. Um olhar atencioso para aqueles que não estão ao centro da curva normal, trará surpresas altamente positivas.
Que experiências você tem vivenciado acerca deste tema? Que tipo de -andaime- você tem sido nas relações de trabalho, familiar, comunitária? Recomendo fortemente a leitura atenta e crítica da obra indicada. Por menor que possa ser a tua sensibilidade, descobrirás oportunidades de aprender a partir das experiencias relatadas.
Com as palavras do autor, segundo as quais, “com oportunidade e motivação para aprender, todo mundo é capaz de desenvolver habilidades extraordinárias”, desejo que tenhas um final de semana com “viagens mentais no tempo”.
Raimundo Sousa.