Em quaisquer das concepções, há uma linha tênue entre sonho e ilusão. Na concepção do Mario Cortella, sonho é o desejo que pode ser realizado, e ilusão ou delírio é o desejo sem possibilidade de realização.
Realização, portanto, é o fator comum que diferencia Sonho de Ilusão. Mas o que podemos realizar? Quais pressupostos são necessários para realizarmos algo?
O QUE FAZER!
- É imperativo que esteja alinhado com o nosso propósito, visão e metas nas perspectivas de curto e longo prazo. Conhecer o resultado esperado das nossas ações e os esforços/recursos necessários para a execução é fundamental para medirmos a efetividade do que fazemos e ajustarmos eventuais desvios de rota;
- Saber escolher as prioridades sobre as quais concentraremos o nosso tempo, e assegurarmos que estejam alinhadas com as expectativas que temos para o presente e futuro é um driver vital para o sucesso da nossa execução.
- O que fazer é uma decisão estratégica, e vai nortear o nosso futuro.
PARA QUEM FAZER!
- Nestes tempos modernos e abundantes de produtos, serviços, e soluções para quase tudo, é vital ter clareza de quem receberá e poderá se beneficiar do produto do nosso trabalho em todas as perspectivas da vida.
- Compreender as demandas presentes, incorporando-as com as tendencias mais prováveis, e comparando-as - com as competências essenciais – core competencies- de que dispomos, pode ser uma maneira assertiva para responder a essa questão.
COMO FAZER!
- Potencializando os recursos que temos à nossa disposição, numa jornada de se fazer sempre o melhor. Melhor para o mundo. Melhor para a vida. Melhor para as pessoas. Melhor para a nossa existência.
- Estabelecendo referencias para que sejam mensuráveis e monitoráveis, e se proceda os ajustes ao longo da jornada.
Portanto, FAZER o nosso melhor, cada vez melhor, não apenas para nós, mas para todas as pessoas ao nosso redor, com a crença e comportamentos de que somos capazes de evoluir todos os dias para as metas e desafios que a vida nos impõe, é a base para construirmos “sonhos inimagináveis, e exequíveis” capazes de transformar o mundo. Basta olhar ao nosso redor e perceber os verdadeiros “milagres” que pessoas corajosas, determinadas e incansáveis têm realizado.
Com as palavras de Walt Disney, segundo o qual “Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tiver a coragem para persegui-los.”, desejo que reflita sobre os pressupostos acima e tenhas um excelente final de semana.
Raimundo Sousa