Friday Experience

21 de julho de 2023

Experiencias do Varejo para a Saúde Brasileira

 

2023-07-21 at 09.09.40.jpeg
   No centro do vigor e crescimento  do varejo nacional, recebemos com alegria a informação de que a H&M chegará ao Brasil no inicio de 2025. Um dos maiores grupos varejistas de moda que atua no segmento fast fashion, com mais de cinco mil lojas e atuação em 70 países;
Esse movimento está  sustentado em algumas características  que podem e devem ser aplicadas às diversas industrias do mercado, inclusive a da saúde, com perspectiva positivista e olhos focados no futuro.
    
• Planejamento:
    • A divulgação para a chegada em 2025 é precedida de um forte planejamento para mitigar riscos e assegurar  resultados.
    • Construção de Alianças:
    • O projeto é resultado de uma aliança com o “Dorben Group” que já administra redes de varejo no país;
    • Personalização:
    • Oferecer produtos específicos para mercados , com metodologia para criar valor e vender mais.
   Há uma corrente expressiva afirmando que o futuro do varejo inclui a construção de ecossistemas, valorização da experiencia, reconfiguração de lojas e modelos de distribuição e uso inteligente da tecnologia.
Trazendo o termo PERSONALIZAÇÃO para o mercado da saúde, nos remete ao livro “A Medicina do Amanhã” escrito pelo Dr Pedro Schestatsky, neurologista do Hospital de Clinicas de Porto Alegre- RS.

   Nele o autor defende que a tecnologia veio para “empoderar os pacientes” para que se cuidem melhor de si mesmos, e que a medicina deve criar saúde do que apenas tratar doenças. Isso passa por Predição, Prevenção, Proatividade, Personalização e Parceria.
   Especificamente para a Personalização, defende que se deva considerar as particularidades de cada pessoa ou grupo a partir de práticas modernas e sustentáveis, valorizando as experiencias e reconfigurando os modelos de atendimentos. Aqui portanto, não há espaço para generalizações.
   ​​​​​​​Uma reflexão sobre o tema é:
  • Na cadeira de pacientes, quão “empoderados” temos nos comportado, conhecendo as nossas fragilidades e fortalezas e assumindo compromissos para mitigar as primeiras e potencializar a segunda;
  • Na cadeira de profissionais da saúde, quanto “preparados” estamos para tratar de “pacientes empoderados”, ou estimular o empoderamento daqueles com os quais interagimos.

   ​​​​​​​A nosso ver, assim como no varejo, o futuro da saúde inclui a construção de alianças, ecossistemas, respeito às diversidades, valorização das experiencias, reconfiguração de modelos e uso responsável e inteligente dos recursos tecnológicos.
   ​​​​​​​E você? Tem opinião formada acerca deste assunto? Gaste um tempo para refletir sobre.
   Bom final de semana!

   Abraços!
   Raimundo Sousa
   @raimundosousa54