Por mais otimistas e positivistas que sejamos, não há como desprezar os fatos e dados que refletem a realidade de algo ou certo momento.
A nova edição do ranking de competitividade, elaborado pelo IMD, uma conceituada Escola de Educação Executiva Suiça, mostra o Brasil “ladeira abaixo”. Entre 64 países avaliados, ficamos à frente apenas da África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela. Ficamos entre os piores países quando se trata de educação, custo de capital, legislação trabalhista, e finanças públicas, assim como em produtividade da força de trabalho e burocracia para a abertura de empresas (ver caderno de economia do Estadão dia 20.06).
Nesta mesma semana, o Movimento Brasil Competitivo, em aliança com o MDIC –Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e apoio da FGV, divulgou o valor estimado atualizado do chamado Custo Brasil, representado pela despesa adicional que as empresas brasileiras têm de desembolsar para produzir no país, em comparação com a média do custo nos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O número apresentado R$ 1.7 trilhão, representa algo como 19.5% do PIB do país. Deste, aproximadamente 19% (R$ 335 bi em média) está relacionado a “empregar capital humano” com destaque para a baixa habilidade da força de trabalho.
Em comum nas duas publicações, a baixa qualidade da educação e da força de trabalho, impactando diretamente na eficiência e produtividade das organizações em geral. Como os números apresentados contemplam a média de uma base trabalhada, alguém pode dizer que na sua realidade/empresa este impacto é diferente. É verdade e aí vão as primeiras indagações:
Este tipo de informação te incomoda?
Você conhece o grau de competitividade da sua organização, seu negócio, seu processo?
Em conhecendo, entende que ele é compartilhado com toda a liderança e tem estratégias concretas para a evolução contínua?
Entende que existam “gaps” educacionais e baixa habilidade da força de trabalho?
Em caso afirmativo, existem planos e estratégias para corrigir essas deficiências?
Informações individualizadas dessa natureza são tratadas de forma geral “intra companies” e variam de segmento, e tamanhos diferenciados de negócios, mas existe algo que vem tomando “corpo” com bastante intensidade nos últimos tempos. Associados aos investimentos público e privado que vem sendo executado ao longo dos últimos anos, os estilos de liderança adotados nas diversas relações da vida, contribuem de maneira expressiva para a educação e desenvolvimento das pessoas.
Organizações cujas lideranças tem estilos predominantemente “transformacional” e mindset de crescimento “growth mindset” apresentam resultados superiores tanto nas metas organizacionais quanto na redução dos “gaps” de educação e baixa eficiência da força de trabalho.
Conceitualmente, no estilo de liderança transformacional, – A líder motiva os membros da equipe a fazer mais do que é determinado e, inclusive, ir além do que julgam possível. Sempre que as pessoas são desafiadas, elas vão em busca do “novo” e com frequência o encontram proporcionando grandes transformações. Outra característica de pessoas portadoras e executoras deste estilo de liderança, é o chamado – mindset - de crescimento ou excelência, em cujos pressupostos contemplam “mentalidade de finanças, de gente e de gestão”. Líderes com estes perfis constroem verdadeiros batalhões, com pessoas determinadas, disciplinadas, competentes e prósperas.
Qual tem sido a tua experiencia neste sentido? No trabalho? Na vida? nas relações em geral?
Ficaremos contemplando os resultados ruins da nossa sociedade ou trabalharemos de maneira inteligente, dia a dia, para transformar o nosso mundo, aquilo que está ao nosso redor, e disseminar positivamente essas transformações na sociedade?
Gaste um pedacinho do seu tempo neste primeiro final de semana de inverno para refletir sobre os temas aqui tratados. Aprofunde o conhecimento e seja o agente de transformação que o país necessita.
Aqueça este inverno com os seus talentos e seja feliz.
Forte Abraço!
Raimundo Sousa
@raimundosousa54