Friday Experience - Ano II

loca nova.jpg

24 de maio de  2024

Uma lista do que não fazer.... e ações para desenvolvimento pessoal

   Criar uma lista do que não fazer, é uma das cinco recomendações apresentadas pelo Daniel Pink durante palestra proferida na ATD 2024 encerrada nesta quarta-feira.

 

   Na visão do palestrante e autor de vários livros sobre trabalho, gestão e ciência comportamental, as pessoas têm a necessidade de aprender e criar coisas novas, e são impulsionados pela curiosidade e desejo de crescimento intelectual. A busca continua pelo aprendizado e expansão do conhecimento, a autonomia para conduzir as próprias ações e a oportunidade de contribuir positivamente para transformar o mundo em benefício de todos, são eixos fundamentais para uma motivação autêntica e perene.

 

   Na abordagem apresentada, ele indica cinco passos essenciais e contributivos para acelerar o autodesenvolvimento pessoal. Além de ter clareza e evitar com vigor se envolver nas coisas que não devam serem feitas, ele nos recomenda:

 

  • Monitorar o progresso diário... Listar diariamente pelo menos três coisas que nos fizeram crescer... Ao perceber o impacto da evolução, nos sentiremos   estimulados a crescer mais;
  • Criar um senso de proposito sobre a vida, e conversar mais sobre “porque fazer?” ao invés do como fazer? Quando temos clareza sobre os resultados que a nossa ação produzirá, certamente o estímulo e determinação se ampliará;
  • Agendar -pausas durante o dia-. Definitivamente não somos super-homens, tampouco mulheres maravilhas. Somos seres humanos, e uma pausa para um café, uma conversa, a cada duas ou três horas, nos fortalece para a jornada. Criar um tempo isolado da pressão contínua, nos revigora;
  • Usar ferramentas/perguntas poderosas para tomar decisões. Aqui tem um pouco de empatia. Colocar-se no lugar do outro. Se formos substituídos por exemplo, o que passaríamos para o nosso substituto? Se fosse o seu sucessor, o que faria no seu lugar?

 

   Como se pode perceber, não há coisas extraordinariamente novas no horizonte, mas “recuperação da simplicidade e objetividade” a partir de pesquisas e estudos executados.

 

   Naturalmente que este caminho, pede determinação e disciplina como fatores diferenciadores para o sucesso. A pergunta é: Estamos dispostos a enfrentar essa jornada? Avalie, e se necessário ajuste as “velas” da sua embarcação, e tenha uma viagem vitoriosa.

 

   As reflexões acima, representam o meu entendimento a partir de   informações que capturei nas redes sociais, notadamente os insights apresentados pelo Igor (ABTD), Roitman e time (Escola do Caos) e o Marco (Crescimentum), sobre o panorama e tendências apresentadas no maior evento mundial de treinamento e desenvolvimento de gente, que ocorre anualmente nos Estados Unidos.

 

   Abraços

 

   Raimundo Sousa