Há uma indicação dos três principais aspectos relevantes para repensar e desaprender:
• Criar uma rede que te desafie!
• Construir a chamada segurança psicológica;
• Estar aberto a novas maneiras de pensar. Desenvolver novos-mindsets.
O segundo tema, conduzido pela escritora, mediadora e curiosa em aprendizado, Prya Parker, tratou da “Arte dos Encontros”, numa abordagem de valorização da coerência em nossas atitudes e relacionamentos. O livro, escrito em 2020, na fase crítica da Pandemia, tornou-se um best seller internacional e traz dicas muito interessantes para potencializarmos o tempo das nossas vidas.
Para a conferencista, a arte dos encontros deve ser considerada como a arte de participar. A maneira como conduzimos os nossos encontros, é a maneira como conduzimos as nossas vidas. Portanto, cada encontro, qualquer que seja deva ser precedido de um “proposito”. O que é essencial discutir? Qual é o resultado esperado? O que desejamos ao final? Que necessidades atenderemos? Quais estratégias adotar para torná-lo atrativo e produtivo?
É necessário entender que um encontro é uma conversa com gente, e, portanto, fundamental que se tenha as conversas necessárias. Estabelecer uma magia para o início, ter histórias relevantes para contar e criar um “calor saudável” na conversa, são fatores diferenciados para se alcançar resultados sustentáveis. Recomendo a leitura e adoção das ideias que são tratadas no livro mencionado.
Na esfera empresarial, um estudo publicado recentemente pelo Insper, produzido por Steven G. Rogelberger da Universidade da Carolina do Norte, estimou que as grandes empresas americanas poderiam economizar até U$$ 100 milhões fazendo menos reuniões desnecessárias. Não temos estatísticas confiáveis aqui no Brasil, mas certamente não deve ser muito diferente da experiencia americana. Quanto tempo, dinheiro e demais recursos desperdiçamos com encontros não eficazes e ineficientes em nossas vidas.
A reflexão deste final de semana, te desafia a “fechar os olhos” por alguns instantes e imaginar um encontro incrível, altamente agradável e produtivo que você tenha participado. Que valor ele produziu na sua vida, e como você poderá replicá-o nas suas relações futuras!
Pense novo! Faça diferente!
Abraços
Raimundo Sousa
@raimundosousa54