Mensagens para Reflexão

 

Você mede e monitora o nível do seu encantamento? Ele produz valor?

 

Por Raimundo Sousa, em 10 de junho de 2022

 

QUAL O NÍVEL DO SEU ENCANTAMENTO.jpg

  Nestes tempos de busca obsessiva por novos clientes e pela recorrência de consumo destes e daqueles que já são parte da carteira, somos desafiados a pensar sobre as estratégias que nos levam ao sucesso nesta empreitada. Cuidados com o meio ambiente, sustentabilidade e segurança (ESG), adoção das técnicas de Customer Experience (CX) e uso adequado da Inteligência Artificial (IA), são algumas das ferramentas/estratégias empregadas na busca da chamada “fidelização”, que potencializa os investimentos realizados para a geração de receitas e obtenção de resultados nas organizações.


 Todavia, há uma variável em comum que diferencia os resultados apresentados por estas organizações. Além das técnicas e tecnologias que podem ser compradas ou obtidas de forma diferenciada, as pessoas representam o grande diferencia. Com pessoas (gente), especialmente aquelas que apresentam desempenho diferenciado o tratamento deve ser diferente. Estas necessitam ser cativadas, no sentido de se criar laços/vínculos que as tornem permanentemente encantadas pelo ambiente, pelo trabalho e pelos resultados produzidos.


  Mas afinal, o que significa a palavra encanto?


 Um dos sentidos é “uma ação de fascinar por sua boa qualidade”, notadamente com relação ao talento, inteligência, simpatia, bondade, beleza, etc. Portanto, gente encantada é talentosa, inteligente, simpática, bondosa e bela entre outras qualidades.


 Mas como fazer para estar “encantado” e ou ser “encantador”?


 Uma das maneiras é ser F.O.D.A. Um acrônimo de Feliz, Otimista, Determinado e Abundante, criado pelo empreendedor e escritor Caio Carneiro. Ele defende que a mudança de comportamentos e atitudes nos ajudam a conquistar resultados incríveis em todos os aspectos da vida. Vejamos abaixo o sentido de cada palavra:

• Ser Feliz é valorizar os relacionamentos, manter interações sociais, dedicar tempo para estar com as pessoas, saber lidar com situações negativas...
• Ser Otimista é compreender a realidade e não se abater com as dificuldades, gerar valor para si mesmo e para as pessoas que o rodeiam, saber e lutar para o que deseja, manter se motivado...
• Ser Determinado é ter metas claras e definidas, estratégias e energias para alcançá-las, saber dizer não quando for o caso, ter paciência e equilíbrio emocional...
• Ser Abundante é manter-se em expansão, livrar-se dos bloqueios mentais e crenças limitadoras, servir ao próximo com a intensidade adequada, ser próspero...


 Outra maneira é buscar relatos de experiencias verdadeiras, avaliá-las e adaptá-las para a realidade vigente. Um “case” frequentemente mencionado é a Disney. Com um modelo de atendimento de excelência, busca cativar o público através do encanto, trabalhando para não deixar a magia morrer. As pessoas que trabalham lá (cast members) seguem as 07 (sete) regras que norteiam as suas atitudes e comportamentos.


• Manter contato visual e sorrir para o visitante;
• Receber bem todo cliente, não fazer distinção de cliente;
• Oferecer ajuda ao cliente;
• Dar suporte imediato a quem precisar;
• Ter linguagem corporal adequada;
• Manter a experiência mágica do cliente;
• Agradecer ao cliente.


 Uma terceira maneira, não menos importante, é conhecer e celebrar o sincronismo das danças típicas brasileiras, notadamente as festas juninas no Nordeste, as escolas de samba e blocos carnavalescos do Rio, São Paulo e demais cidades, os festivais folclóricos como Parintins-AM, entre outros. Estas manifestações trazem em comum:


• A manutenção da cultura local/regional;
• O respeito à diversidade em todos os graus;
• A geração e distribuição de riquezas para toda a sociedade;
• O irrestrito comprometimento da comunidade para com a produção/execução, fazendo-os de maneira cuidadosa e esmerada nos detalhes e referências.


Estes aspectos da cultura brasileira nos ensinam muito sobre encantar. É comum observarmos nos participantes destes eventos um sentimento profundo de alegria e desprendimento decorrente do resultado artístico apresentado. Uma das formas de enxergarmos este encantamento é representado pelo alto volume de recursos circulados pelas pessoas.


  As condições acima e tantas outras disponíveis, valem tanto para o ambiente profissional quanto para o pessoal, e a sua execução demanda comportamentos e atitudes alinhadas com os eixos abaixo:


• Mudar a forma de pensar (mindset) e de agir;
• Manter-se aberto a inovação;
• Atualizar-se permanentemente em todos os sentidos e focar no essencial;
• Entender de gente;
• Reconhecer e celebrar a importância da família e das pessoas que te cercam na vida.


  Neste mês de junho, há “encantos” em boa parte do Brasil. Você consegue perceber?


  Gerando riquezas por meio da cultura, há festas juninas espalhadas por todo o país. No mundo digital, nossas business tech crescem de forma acelerada nos mais diversos segmentos econômicos. As atividades culturais de forma presencial retomam com intensidade. Os modelos diferenciados de trabalho (incluindo o híbrido) se fortalecem. A integração do físico com o digital, criando o chamado mercado phygital, e tantos outros encantos que você certamente identificará ao perceber o que ocorre ao seu lado.


  No que você anda “encantado”? Qual é o seu nível de “encantamento”?
  Que você tenha a coragem de Mirabel (personagem do filme Encanto da Disney e vencedor do Oscar de melhor animação em 2022) e faça diferença nas suas relações com a sociedade.


Boa leitura. Forte abraço!


Raimundo Sousa
Mentor, Viabilizador e Condutor de Negócios Vencedores.
Linkedin.com/in/raisousa/
Instagram: @Raimundosousa54